DOMINGO PEDE CHURRASCO!

www.comprepifpaf.com.br

Tire férias da cozinha

www.pifpaf.com.br.com.br

PRONTO, A VIDA FICOU SIMPLES!

www.pifpaf.com.br

PRONTO, A VIDA FICOU SIMPLES!

www.pifpaf.com.br

4 de dez. de 2013

Entenda a relação entre água e segurança alimentar

 
 
 
 
O dia 22 de março homenageia o elemento que nos dá vida: a água. Com o perdão do clichê, a Terra é, na verdade, o planeta água. E pode existir verdade maior que essa?
O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1993. Desde então, segundo a ANA (Agência Nacional de Águas), "os países foram convidados a aderir às recomendações da ONU relativas aos recursos hídricos e a concretizar atividades apropriadas ao contexto de cada país".
A gente lembra e comemora, mas a hora também é boa para refletir e conhecer mais sobre o assunto. Afinal, a água não está somente no chuveiro e na torneira. Indiretamente, ela faz parte do processo produtivo de tudo que comemos, usamos, vestimos…
Este ano, o tema escolhido pela ONU para comemorar o dia é Água e Segurança Alimentar.
 
 
 

 
 
 
O que é Segurança Alimentar?

Historicamente, o termo foi utilizado pela primeira vez após a Primeira Guerra Mundial, quando o fornecimento de alimentos poderia ser instrumento de controle de um país sobre outro. Estava ligada, portanto, à capacidade de produção de um país para alimentar seus habitantes, segundo pesquisa do caderno "Segurança Alimentar", da Embrapa.
Ao longo do tempo, outras questões somaram-se ao conceito, como o sistema de produção da comida que comemos, o acesso a alimentos de boa qualidade nutricional, sem componentes químicos que prejudicam a saúde, e o respeito à cultura alimentar dos diferentes povos.
Todas, no entanto, convergem para um ponto: alimentar-se é essencial e um direito básico de qualquer pessoa. "É preciso que se considere o direito humano à alimentação como primordial, que antecede a qualquer outra situação, de natureza política ou econômica, pois é parte componente do direito à própria vida", diz o estudo.
A segurança alimentar depende de um sistema que garanta a produção, distribuição e consumo de alimentos em quantidade e qualidade adequadas, mas que não comprometa a capacidade de alimentar as próximas gerações. "Cresce a importância dessa condição frente aos atritos produzidos por modelos alimentares atuais, que colocam em risco a segurança alimentar no futuro" – os grandes números de desperdício fazem parte desses modelos.
É importante lembrar que a água está intimamente ligada à produção de alimentos. Segundo a ANA, "estatísticas dizem que cada um de nós bebe de 2 a 4 litros de água todos os dias, além da água utilizada para produzir o que comemos: produzir 1 kg de carne por exemplo consume 15 mil litros de água, enquanto 1 kg de trigo consome 1.500 litros".
 
 
 
 

 
Pegada hídrica

O termo pegada hídrica é um indicador da quantidade gasta na fabricação de produtos e consumida pelas pessoas não apenas de forma direta (quando abrimos uma torneira), mas também indireta (quando compramos uma roupa ou tomamos um café).
O termo também vale para países. Na média anual, os norte-americanos têm uma pegada de 2.482 m3, bem cima da média global, que é de 1.243 m3 de do Brasil é de 1.381 m3. No nosso país, 5% vêm do consumo doméstico, em atividades cotidianas. A maior parte (95%) corresponde ao consumo de produtos industriais e agrícolas.
 
 
 
(Imagens: 1. Wikimedia Commons; 2. Getty Images; 3. Lydia Cintra)
Fonte: abril.super.com.br
 
 
 
 
 

Conheça as empresas que testam e as que não testam em animais






Após o escândalo do Instituto Royal e dos testes em cães da raça beagle a discussão sobre testar ou não produtos em animais ganhou força no país
Apesar de serem comuns os testes realizados em diversos tipos de animais, o debate acalorado dividiu a opinião pública e mobilizou ativistas e cientistas. Mas, opiniões à parte, é importante que o consumidor escolha com consciência seu produto ou serviço, de forma alinhada aos seus conceitos e convicções.
Para facilitar esse trabalho, separamos as maiores empresas que se recusam a testar em animais e as que ainda recorrem ao uso dos bichos para experimentar seus produtos.
Empresas que testam produtos em animais
• Johnson & Johnson
• Unilever
• Revlon
• L'Oreal
• Close-Up
• Dolce & Gabbana
• L'Occitane
• M.A.C. Cosmetics
• Mary Kay
• Michael Kors
• Olay
• Shiseido Cosmetics
• P&G
 
Empresas que não testam em animais
• Água de Cheiro
• Bioderm
• Contém 1g
• Davene
• Éh Cosméticos
• Embelleze
• Eudora
• Farmaervas
• Granado
• Impala
• Jequiti
• Koloss
• L'acqua di Fiori
• Leite de Rosas
• Nativa Biocosméticos
• Natura
• O Boticário
• OX
• Quem Disse Berenice?
• Racco
• Vult
• Ypê
 
 
Fonte: consumidormoderno.uol.com.br
Fonte: consumidorconsciente.eco.br
 
 
 
 
 

GOL levanta primeiro voo comercial com biocombustíveis do Brasil



 
 
 
 
Uma das maiores companhias aéreas da América Latina, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes realizou o primeiro voo comercial com biocombustíveis do Brasil na última quarta-feira (23). Percorrendo o trajeto que liga São Paulo à Brasília, a aeronave teve 25% de seu tanque abastecido com combustível limpo, elaborado a partir do bagaço de cana de açúcar e de óleos residuais.
Depois de colocar no espaço aéreo brasileiro o primeiro avião cheio de passageiros movido a combustível verde, o objetivo da GOL é realizar outros 200 voos comerciais com biocombustíveis durante a Copa do Mundo, e dar início a uma rota diária em que os aviões sejam abastecidos com bioquerosene renovável.
O Boeing 737 percorreu cerca de 1.170 quilômetros, normalmente, num voo com tempo médio de duas horas, do Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, até o Aeroporto de Brasília. De acordo com a companhia aérea, o principal desafio é vencer o alto valor dos insumos sustentáveis, que chegam a custar até quatro vezes mais que a versão convencional. "Os preços ainda são elevados. E precisamos ver como construir uma logística que garanta o fornecimento do biocombustível nos aeroportos", declarou ao Valor Econômico o diretor técnico operacional da GOL, Pedro Scorza.
Voos experimentais com biocombustíveis já haviam sido realizados anteriormente no Brasil, organizados pela TAM e pela Azul – entretanto, nenhum deles carregava passageiros em seu interior. Em agosto deste ano, o CicloVivo foi convidado para o primeiro voo comercial movido a biocombustível da Colombia, ligando a capital, Bogotá, à cidade de Cali.
Um dos incentivos para a produção de biocombustíveis é a meta ambiental a que o setor aéreo se comprometeu: até 2050, as companhias de aviação precisarão reduzir em 50% as emissões de gases efeito estufa em relação ao patamar de 2005. Atualmente, 2% das emissões de gás carbônico no mundo são registradas nas viagens de avião.
 
Fonte: ciclovivo.com.br
 
 
 
 

6 benefícios do uso do vidro como embalagem

 
 
 
 
 
A embalagem de vidro é a única feita com material puro e mantém intocadas as características de sabor, pureza e qualidade de tudo que é armazenado nela. Ele tem todas estas vantagens em relação a outros materiais, além de ser 100% reciclável e poder ser reaproveitado na decoração (veja aqui).
A ABIVIFRO criou a campanha 'Vidro. Use certo. Use sempre', sobre atributos do vidro e utilização correta das embalagens desse material. O CicloVivo separou seis benefícios do uso deste material como embalagem:
1- O vidro é o único material 100% reciclável e pode ser reutilizado inúmeras vezes, reduzindo impacto no meio ambiente.
2- Por não interagir com o produto, as bebidas e os alimentos colocados em recipientes de vidro podem ser aquecidos e refrigerados sem riscos de contaminação;
3- Alimentos e bebidas acondicionados no vidro necessitam de menos conservantes e estabilizantes;
4- O vidro mantém inalterados o sabor e a qualidade dos alimentos e bebidas ingeridos, preservando também a saúde do consumidor em produtos cosméticos e farmacêuticos;
5- O vidro é o material mais indicado para armazenar os alimentos de bebês e crianças, como papinhas, leite (mamadeiras de vidro) e sucos, pois não libera disruptores endócrinos, tais como bisfenois e ftalatos, extremamente prejudiciais à sua saúde.
6- Diversos frascos de vidro podem ser encaminhados para Bancos de Leite Humano do país, já que é a única embalagem utilizada para o acondicionamento de leite humano. O frasco precisa ter uma boca larga e tampa de plástico, como por exemplo: embalagens de café solúvel, maionese entre outras. Os potes de vidro são esterilizados pelo banco de leite materno e encaminhado às mamães doadoras que irão utilizar os potes de vidro para um armazenamento seguro.
 
 
 
 
 
 
Cuidados:
O vidro, quando quebrado, deve ser embrulhado em jornal ou outro material que proteja a pessoa que irá manuseá-lo e descartado separadamente do lixo comum. Já o vidro inteiro, pode ser encaminhado para coleta seletiva ou a qualquer posto de entrega voluntária.
Bebidas gaseificadas em vidro, assim como ocorre com outras embalagens, não podem ser deixadas no congelador. A pressão do gás pode estourar a garrafa se o líquido congelar dentro dela. Não se deve utilizar objetos cortantes para abrir qualquer embalagem. Crianças devem manusear o vidro, sempre supervisionadas por um adulto.
 
Fonte: ciclovivo.com.br
Foto: Divulgação / Abividro