DOMINGO PEDE CHURRASCO!

www.comprepifpaf.com.br

Tire férias da cozinha

www.pifpaf.com.br.com.br

PRONTO, A VIDA FICOU SIMPLES!

www.pifpaf.com.br

PRONTO, A VIDA FICOU SIMPLES!

www.pifpaf.com.br

20 de dez. de 2013

Cuidar da água é um dever energético do Brasil







A construção de grandes centrais hidrelétricas no Brasil coloca governo e empresas em numerosas escaramuças com ambientalistas, indígenas e movimentos sociais. Mas a geradora binacional de Itaipu é uma exceção, onde se pratica a colaboração. Com um conjunto de 65 ações ambientais, sociais e produtivas, o programa Cultivando Água Boa (CAB) é dirigido e apoiado por ativistas. Setores governamentais estudam usá-lo como modelo em outros grandes projetos de infraestrutura, para mitigar impactos e conflitos.
 
Comparado com o que ocorre nas demais hidrelétricas, "é um avanço", reconhece Robson Formica, coordenador do Movimento de Afetados por Represas (MAB) no Estado do Paraná, em cujo extremo oeste fica a gigantesca usina energética. A Itaipu Binacional, empresa que opera a hidrelétrica compartilhada por Brasil e Paraguai, decidiu garantir a geração elétrica eficiente no longo prazo, cuidando da baía do rio Paraná para assegurar água em quantidade e com qualidade.
 
Isso facilita convergências com o ambientalismo. Mais de 80% da eletricidade do Brasil provém dos rios, por isso sua segurança energética depende das chuvas e do melhor aproveitamento possível de suas águas. O CAB de Itaipu foi lançado em 2003, duas décadas após ser enchida a represa de 1.350 quilômetros quadrados (que expulsou milhares de famílias camponesas e indígenas da área) e quando a empresa havia se consolidado como a maior geradora mundial de eletricidade.
 
Para Formica, essas ações são "importantes, mas limitadas e isoladas". Além disso, "não estabelecem uma política de desenvolvimento local, nem uma mudança estrutural no território", ponderou o dirigente do MAB, forte crítico das hidrelétricas e que estima em um milhão as pessoas deslocadas por causa delas no Brasil.
 
A demanda de que a empresa assuma funções que cabem ao Estado ganhou força diante da proliferação de megaprojetos que transtornam de forma abrupta extensos hábitats. Além disso, leis ambientais tentam impor-lhes o pagamento de compensações, que costumam cobrir omissões dos serviços a cargo do Estado.
 
No caso de Itaipu, essa exigência se justifica particularmente. Trata-se de uma empresa singular, duplamente estatal e com faturamento de US$ 3,797 bilhões em 2012. Seus domínios, em terras e águas fronteiriças do Brasil e do Paraguai, contêm a gigantesca usina, sua represa, 104 mil hectares de conservação ambiental, a Universidade de Integração Latino-Americana e o Parque Tecnológico de Itaipu.
 
O programa CAB se estende por toda a bacia do Paraná 3, a área brasileira ao longo dos 170 quilômetros da represa. Inclui 29 municípios, com superfície de 8.339 quilômetros quadrados e um milhão de habitantes. Suas 65 ações incluem desde assistência a indígenas, aquicultura, plantas medicinais e biogás até educação ambiental, em uma aparente dispersão que um eixo central, cuidar da água, interliga em um conjunto concertado.
 
Dessa forma, no desenvolvimento rural sustentável a prioridade é a agricultura orgânica, para reduzir os pesticidas que contaminam a represa. "Começamos com 186 famílias, hoje são 1.180" as participantes e há cerca de duas mil hortas orgânicas, detalhou Nelton Friedrich, diretor de Coordenação e Meio Ambiente de Itaipu. Também foi criada a Plataforma Itaipu de Energias Renováveis, para proteger os rios dos dejetos de animais. Ao convertê-los em biogás, com o qual gera eletricidade, cria-se outra fonte de renda para os agricultores e evita-se a contaminação das águas.
 
A bacia, na qual predomina a agricultura familiar, com 26 mil minifúndios, concentra milhões de porcos, aves e bovinos. Seus excrementos, se acumulados na represa, provocariam um excesso de nutrientes, e a consequente proliferação de plantas aquáticas, que, ao apodrecerem, retirariam oxigênio das águas. É o fenômeno da eutrofização, explicou Cícero Bley, superintendente de Energias Renováveis de Itaipu. "A contaminação por resíduos orgânicos é mais comum do que a de agrotóxicos" e em alguns casos obriga que seja feita limpeza permanente nas represas, acrescentou.
 
A renovação da água na represa demora cerca de 30 dias, o que agrava a preocupação. No rio Madeira, no Estado de Rondônia, onde acabam de entrar em operação as hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, bastam dois ou três dias, comparou Domingo Fernandez, pesquisador responsável de fauna itícola em Itaipu. Por isso, o saneamento e o reflorestamento de sua margem são necessidades evidentes para manter produtiva a água da bacia. Dentro do programa CAB foram plantadas mais de 24 milhões de árvores ao redor da represa.
 
As iniciativas seguem uma metodologia que também é fundamental e que ampliou a atuação para toda a bacia afetada, "porque a natureza se organiza por bacias", destacou Friedrich. O modelo se fundamenta na responsabilidade compartilhada, envolvendo todos os atores locais, desde órgãos públicos e privados até a sociedade civil e as universidades, e na participação comunitária, em uma espécie de "democracia direta".
 
Para isso foram formados comitês gestores nos 29 municípios, que incluem, em média, 57 representantes de variados setores, após numerosas reuniões de sensibilização e discussão dos problemas. Os chamados Pactos das Águas, que são compromissos comunitários assinados com cerimônia, impulsionam o desenho e a execução coletiva de planos e projetos.
 
Essas iniciativas traçam um bom caminho, mas estão longe de redimir a dívida social de Itaipu, segundo Aluizio Palmar, fundador do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular e ex-secretário de Meio Ambiente e Comunicação de Foz do Iguaçu, município brasileiro onde está instalada a hidrelétrica binacional.
 
A construção do megaprojeto, entre 1975 e 1983, deslocou famílias camponesas, que muitas vezes careciam de títulos de propriedade para obter indenizações, e multiplicou as favelas e os índices de violência em Foz do Iguaçu, recordou Palmar. As compensações financeiras beneficiam principalmente as prefeituras, que as usam em sedes de luxo e atrações turísticas e quase nada destinam para atender as necessidades da população, lamentou.
 
De todo modo, o quadro de Itaipu contrasta com o de outras bacias brasileiras, especialmente a do rio São Francisco, cuja revitalização é um clamor nacional e que conta com um incipiente programa, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. Cinco grandes hidrelétricas, com potência conjunta de 10.827 megawatts (77% de Itaipu), aproveitam suas cada dia mais escassas águas no interior do nordeste brasileiro.
 
Seu maior trecho cruza esta região semiárida e, além das secas, o São Francisco sofre sedimentação e contaminação por atividades humanas, como o desmatamento de suas margens, lançamento de esgoto urbano não tratado e vários projetos agrícolas irrigados com suas águas.
 
 
Fonte: Envolverde / IPS / mercadoetico.com.br
 
 
 
 
 

Volkswagen vai reforçar ações em sustentabilidade







A Volkswagen tem adotado série de ações em sustentabilidade no Brasil, e dá agora um passo adiante nesse sentido, com o lançamento do conceito mundial Think Blue. Factory, que é um conjunto de iniciativas para melhorar a eficiência dos processos, com o objetivo de reduzir em 25% o consumo de água, o uso de energia elétrica e térmica, a geração de resíduos e as emissões de gás carbônico e solventes até 2018, em relação a esses indicadores em 2010.


A unidade Anchieta, em São Bernardo, que foi a primeira instalada pela montadora fora da Alemanha e completa hoje 54 anos, já tem registrado resultados expressivos em termos ambientais. Apenas nos últimos cinco anos, conseguiu economizar 401 mil MWh de energia elétrica, o que equivale ao abastecimento por um ano de cidade com cerca de 140 mil habitantes – praticamente uma São Caetano. No mesmo período, foi economizado 1,68 bilhão de litros de água, suficiente para encher 67 piscinas olímpicas.


O diretor da fábrica, Frank Sowade, reforça que há investimento contínuo em projetos sustentáveis, mas que agora haverá foco ainda maior nessas questões. Ele cita, entre as iniciativas já adotadas, o desligamento automático de lâmpadas nas ilhas de robôs da armação de veículos, com economia de 18 mil kWh por ano. Outra ação é a captação de gotículas de água que se condensam nos compressores e geram 24 mil litros coletados anualmente. "São ações pequenas, mas que propiciam eficiência cada vez maior", afirma.


CAMINHO - Para apresentar ações sustentáveis da companhia, a montadora iniciou recentemente o projeto Caminho da Sustentabilidade na Anchieta, em que leva visitantes na fábrica a trajeto em que divulga ações inovadoras, abrangendo desde seu processo produtivo a melhores práticas de conservação. Uma das ações foi a implantação de escritórios com forte utilização de luz natural, com a reorganização dos espaços.


MODERNIZAÇÃO - Inaugurada em novembro de 1959, a fábrica de São Bernardo, que hoje tem quadro de 13,6 mil funcionários, vem se modernizando ao longo do tempo. Como exemplo, a unidade, que é responsável pela produção do Novo Gol, Gol G4, Polo, Polo Sedan, Saveiro e Kombi, inaugurou neste ano linha de armação exclusiva para o Saveiro, com 152 robôs de última geração.

 
 
Fonte: valorecologico.com
 
 
 
 
 

50 ações pelo Planeta


 
 
1. TAMPE SUAS PANELAS ENQUANTO COZINHA
Parece óbvio, não é? E é mesmo! Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.
2. USE UMA GARRAFA TÉRMICA COM ÁGUA GELADA
Compre daquelas garrafas térmicas de acampamento, de 2 ou 5 litros . Abasteça-a de água bem gelada com uma bandeja de cubos de gelo pela manhã. Você terá água gelada até a noite e evitará o abre-fecha da geladeira.
3. APRENDA A COZINHAR EM PANELA DE PRESSÃO
Acredite, dá pra cozinhar tudo em panela de pressão: Feijão, arroz, macarrão, carne, peixe etc. Muito mais rápido e economizando 70% de gás.
4. COZINHE COM FOGO MÍNIMO
Não adianta! Por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida.
5. ANTES DE COZINHAR, RETIRE DA GELADEIRA TODOS OS INGREDIENTES DE UMA SÓ VEZ
Evite o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura, etc…
6. COMA MENOS CARNE VERMELHA
A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Não é piada. Você já sentiu aquele cheiro pavoroso quando você se aproximou de alguma fazenda/criação de gado (ou de porcos)? Pois é: metano, um gás inflamável, poluente e mega fedorento. Além disso a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme de água. Para você ter uma idéia, para produzir 1kg de carne vermelha são necessários 200 litros de água potável.
O mesmo quilo de frango só consome 10 litros.
7. NÃO TROQUE O SEU CELULAR
Já foi tempo que celular era sinal de status. Hoje em dia é necessidade. Trocar por um mais moderno para tirar onda?
Pense. Fique com o antigo pelo menos enquanto estiver funcionando perfeitamente ou em bom estado. Se o problema é a bateria, considere trocá-la e descart a antiga adequadamente, encaminhando- a em postos de coleta. Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes sua produção é feita utilizando mão de obra barata em países em desenvolvimento. Utilize seus "gadgets" até o final da vida útil deles, lembre-se de que eles certamente não foram nada baratos.
8. COMPRE UM VENTILADOR DE TETO
Nem sempre faz calor suficiente pra ser preciso ligar o ar condicionado. Na maioria das vezes um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente gastando 90% menos energia. Combinar o uso dos dois também é uma boa idéia. Regule seu ar condicionado para o mínimo e ligue o ventilador de teto.
9. USE SOMENTE PILHAS E BATERIAS RECARREGÁVEIS
É certo que são mais caras, mas ao uso em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.
10. LIMPE OU TROQUE OS FILTROS O SEU AR CONDICIONADO
Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.


11.TROQUE SUAS LÂMPADAS INCANDESCENTES POR FLUORESCENTES
Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.
12. ESCOLHA ELETRODOMÉSTICOS DE BAIXO CONSUMO ENERGÉTICO
Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados).
 
13. NÃO DEIXE SEUS APARELHOS EM STAND BY
Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de stand by de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.
14. CUIDADO ONDE COLOCA SUA GELADEIRA OU FREEZER
Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados pelos menos 15cm das paredes para evitar o superaquecimento. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles então, nem pensar!
15. DESCONGELE GELADEIRAS E FREEZERS ANTIGOS A CADA 15 OU 20 DIAS
O excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo com que gaste mais energia para compensar. Se for o caso, considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo.
16. USE A MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS/LOUÇA SÓ QUANDO ESTIVEREM CHEIAS
Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa lava-louças não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve.
17. RETIRE IMEDIATAMENTE AS ROUPAS DA MÁQUINA DE LAVAR QUANDO ESTIVEREM LIMPAS.
As roupas esquecidas na máquina de lavar ficam muito amassadas, exigindo muito mais trabalho e tempo para passar e consumindo
assim muito mais energia elétrica.
18. TOME BANHO DE CHUVEIRO
E de preferência, rápido. Um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que um chuveiro.
19. USE MENOS ÁGUA QUENTE
Aquecer água consome muita energia. Para lavar a louça ou as roupas, prefira usar água morna ou fria.
20. PENDURE AO INVÉS DE USAR A SECADORA
Você pode economizar mais de 317 quilos de gás carbônico se pendurar as roupas durante metade do ano ao invés de usar a secadora.
 
21. NUNCA É DEMAIS LEMBRAR: RECICLE NO TRABALHO E EM CASA
Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Procure onde eles estão perto da sua casa. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel).
22. FAÇA COMPOSTAGEM
Cerca de 3% do metano que ajuda a causar o efeito estufa é gerado pelo lixo orgânico doméstico. Aprenda a fazer compostagem: além de reduzir o problema, você terá um jardim saudável e bonito.
23. REDUZA O USO DE EMBALAGENS
Embalagem menor é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, de preferência com refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas, leve sempre com você a sua própria.
24. COMPRE PAPEL RECICLADO
Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum e poupa nossas florestas.
25. UTILIZE SUA SACOLA PARA AS COMPRAS
Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve sua sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas.
26. PLANTE UMA ÁRVORE NO JARDIM DE SEU EDIFÍCIO
Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida. Plante árvores no seu jardim ou inscreva-se em programas como o SOS Mata Atlântica ou Iniciativa Verde.
27. COMPRE ALIMENTOS PRODUZIDOS NA SUA REGIÃO
Fazendo isso, além de economizar combustível, você incentiva o crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade.
28. COMPRE ALIMENTOS FRESCOS AO INVÉS DE CONGELADOS
Comida congelada além de mais cara, consome até 10 vezes mais energia para ser produzida. É uma praticidade que nem sempre vale a pena.
29. COMPRE ORGÂNICOS
Por enquanto, alimentos orgânicos são um pouco mais caros pois a demanda ainda é pequena no Brasil. Mas você sabia que, além de não usar agrotóxicos, os orgânicos respeitam os ciclos de vida de animais e ainda por cima absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura "tradicional" ?
Portanto, incentive o comércio de orgânicos para que os preços possam cair com o tempo.
30. ANDE MENOS DE CARRO
Use menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o limpo (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa 2 vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.
31. NÃO COLOQUE BAGAGEM EM CIMA DO CARRO
Qualquer peso extra no carro causa aumento no consumo de combustível. Um bagageiro cheio gasta 10% a mais de combustível,
devido ao seu peso e aumento da resistência do ar.
32. MANTENHA SEU CARRO REGULADO
Calibre os pneus a cada 15 dias e faça uma revisão completa a cada seis meses, ou de acordo com a recomendação do fabricante.
Carros regulados poluem menos. A manutenção correta de apenas 1% da frota de veículos mundial representa meia tonelada de gás carbônico a menos na atmosfera.
33. LAVE O CARRO A SECO
Existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais baratas do que a lavagem tradicional, que desperdiça centenas de litros a cada lavagem. Procure no seu posto de gasolina ou no estacionamento do shopping.
34. QUANDO FOR TROCAR DE CARRO, ESCOLHA UM MODELO MENOS POLUENTE
Apesar da dúvida sobre o álcool ser menos poluente que a gasolina ou não, existem indícios de que parte do gás carbônico emitido pela sua queima é reabsorvida pela própria cana de açúcar plantada. Carros menores e de motor 1.0 poluem menos.
Em cidades como São Paulo, onde no horário de pico anda-se a 10km/h, não faz muito sentido ter carro potente para ficar parado no congestionamento.
35. USE O TELEFONE OU A INTERNET
A quantas reuniões de 15 minutos você já compareceu esse ano, para as quais teve que dirigir por quase uma hora para ir e outra para voltar ? Usar o telefone ou skype pode evitar o stress, economizar um bom dinheiro e poupar a atmosfera.
36. VOE MENOS, REÚNA-SE POR VIDEOCONFERÊNCIA
Reuniões por videoconferência são tão efetivas quanto as presenciais. E deixar de pegar um avião faz uma diferença significativa para a atmosfera.
37. ECONOMIZE CDS E DVDS
CDs e DVDs sem dúvida são mídias eficientes e baratas, mas você sabia que um CD leva cerca de 450 anos para se decompor e que, ao ser incinerado, ele volta como chuva ácida (como a maioria dos plásticos) ? Utilize mídias regraváveis, como CD- RWs, drives USB ou mesmo e-mail ou FTP para carregar ou partilhar seus arquivos. Hoje em dia, são poucos arquivos que não podem ser disponibilizados virtualmente ao invés de em mídias físicas.
38. PROTEJA AS FLORESTAS
Por anos os ambientalistas foram vistos como "eco-chatos".
Mas em tempos de aquecimento global, as árvores precisam de mais defensores do que nunca. O papel delas no aquecimento global é crítico, pois mantém a quantidade de gás carbônico controlada na atmosfera.
39. CONSIDERE O IMPACTO DE SEUS INVESTIMENTOS
O dinheiro que você investe não rende juros sozinho. Isso só acontece quando ele é investido em empresas ou países que dão lucro. Na onda da sustentabilidade, vários bancos estão considerando o impacto ambiental das empresas em que investem o dinheiro dos seus clientes. Informe-se com o seu gerente antes de escolher o melhor investimento para você e o meio ambiente.
40. INFORME-SE SOBRE A POLÍTICA AMBIENTAL DAS EMPRESAS QUE VOCÊ CONTRATA
Seja o banco onde você investe ou o fabricante do shampoo que utiliza, todas as empresas deveriam ter políticas ambientais claras
para seus consumidores. Ainda que a prática esteja se popularizando, muitas empresas ainda pensam mais nos lucros e na imagem institucional do que em ações concretas. Por isso, não olhe apenas para as ações que a empresa promove, mas também a sua margem de lucro acionada todos os anos. Será mesmo que eles estão colaborando tanto assim?
41. DESLIGUE O COMPUTADOR
Muita gente tem o péssimo hábito de deixar o computador de casa ou da empresa ligado ininterruptamente, às vezes fazendo downloads, às vezes simplesmente por comodidade. Desligue o computador sempre que for ficar mais de 2 horas sem utilizá-lo
e o monitor por até quinze minutos.
42. CONSIDERE TROCAR SEU MONITOR
O maior responsável pelo consumo de energia de um computador é o monitor. Monitores de LCD são mais econômicos, ocupam menos espaço na mesa e estão ficando cada vez mais baratos. O que fazer com o antigo ? Doe a instituições como o Comitê para a Democratização da Informática.
43. NO ESCRITÓRIO, DESLIGUE O AR CONDICIONADO
UMA HORA ANTES DO FINAL DO EXPEDIENTE
Num período de 8 horas, isso equivale a 12,5% de economia diária, o que representa quase um mês de economia no final do ano.
Além disso, no final do expediente a temperatura começa a ser mais amena.
44. NÃO PERMITA QUE AS CRIANÇAS BRINQUEM COM ÁGUA
Banho de mangueira, guerrinha de balões de água e toda sorte de brincadeiras com água são sem dúvida divertidas, mas passam a equivocada idéia de que a água é um recurso infinito, justamente para aqueles que mais precisam de orientação, as crianças. Não deixe que seus filhos brinquem com água, ensine a eles o valor desse bem tão precioso.
45. NO HOTEL, ECONOMIZE TOALHAS E LENÇOIS
Use o bom senso… Você realmente precisa de uma toalha nova todo dia? Em alguns hotéis o hóspede tem a opção de não ter as toalhas trocadas diariamente, para economizar água e energia. Trocar uma vez a cada 2 dias já está de bom tamanho. Mesma coisa para os lençóis.
46. PARTICIPE DE AÇÕES VIRTUAIS
A Internet é uma arma poderosa na conscientização e mobilização das pessoas. Um exemplo é o site ClickÁrvore, que planta árvores com a ajuda dos internautas. Informe-se e aja!
47. INSTALE UMA VÁLVULA REGULÁVEL NA SUA DESCARGA
Já existem válvulas que regulam a quantidade de água liberada no seu vaso sanitário: mais quantidade para o número 2, menos para o número 1!
48. NÃO PEÇA COMIDA PARA VIAGEM
Se você já foi até o restaurante ou à lanchonete, que tal sentar um pouco e curtir sua comida ao invés de pedir para viagem? Assim você economiza as embalagens de plástico e isopor utilizadas.
49. REGUE AS PLANTAS À NOITE
Ao regar as plantas à noite ou de manhãzinha, você impede que a água se perca na evaporação e também evita choques térmicos
que podem agredir suas plantas.
50. VÁ DE ESCADA
Para subir até dois andares ou descer três, que tal ir de escada? Além de fazer exercício, você economiza energia elétrica dos elevadores.
 
 

 
Fonte: sustentabilidades.com.br
 
 
 
 
 

VENDAS DOS SUPERMERCADOS AUMENTAM 3,26% EM NOVEMBRO

 
 
 
 
 
 
O aumento real foi 9,78% superior se comparado ao mesmo período em 2012.
Os dados foram deflacionados pelo IPCA do IBGE, de acordo com o Índice Nacional de Vendas.
Em valores nominais, o Índice de Vendas da associação apresenta até novembro crescimento acumulado de 12,28%, em relação ao ano passado. "As vendas até novembro mostram que o nosso setor alcança resultados muito positivos neste ano e as perspectivas continuam muito boas para as vendas deste fim de ano", informa em nota o presidente da Abras, Fernando Yamada.
No ano, o indicador apresentou crescimento acumulado de 5,28%, valor acima do registrado pelo IPCA, que variou no mesmo período 4,95%.
 
 
 
Fonte: Valor Econômico / Portal Giro News
 
 
 
 
 

UniLever Lança Project Sunlight





 
A Unilever dá continuidade a seu Plano de Sustentabilidade com o lançamento do Project Sunlight, uma nova iniciativa para motivar milhões de pessoas a adotarem estilos de vida mais sustentáveis. O Project Sunlight busca tornar a sustentabilidade desejável e acessível, inspirando as pessoas a enxergarem as possibilidades de um mundo onde todos vivam bem e dentro dos limites naturais do planeta.


O Project Sunlight, lançado hoje no Dia Universal das Crianças no Brasil, Estados Unidos, Índia, Indonésia e Reino Unido, foi desenhado para atrair pessoas de todo o mundo, em particular os pais, incentivando-os a se unirem ao que a Unilever vê como uma comunidade crescente de pessoas que querem tornar o mundo um lugar melhor para seus filhos e para as futuras gerações.


O Chief Marketing Officer da Unilever, Keith Weed, explica: "o Project Sunlight busca estimular e impulsionar um movimento que, segundo nossas pesquisas, já está acontecendo. Sabemos que as pessoas em todo o mundo querem adotar hábitos mais sustentáveis, mas estas mudanças precisam ser fáceis e se encaixar no modo como vivem suas vidas. Como uma companhia global de bens de consumo, temos os meios para ajudar as pessoas a realizar este desejo. Possuímos grande experiência e diversas pesquisas sobre o que impulsiona – e o que limita – a mudança de hábito em massa. A partir desta experiência, sabemos que ter filhos cria uma profunda mudança na visão de mundo das pessoas, e o que as mudanças que estão previstas significarão para as vidas de seus filhos".


"Na primeira fase do Project Sunlight, convidamos as pessoas a tomarem três ações simples. Queremos ajudá-las a VER um futuro melhor; para isto, convidamos as pessoas a assistirem um vídeo online que procura inspirá-las e motivá-las. Queremos encorajá-las a AGIR, tomando pequenas atitudes que, juntas, contribuirão para uma sociedade e um meio ambiente melhor. Por último, queremos que as pessoas JUNTEM-SE ao movimento e se tornem parte de uma comunidade crescente de pessoas e organizações que pensam de modo parecido, e que querem desempenhar seu papel para a construção de um futuro melhor", diz Weed.


O filme, especialmente encomendado pela Unilever e dirigido pelo diretor vencedor do Oscar Errol Morris, vai inspirar as pessoas a ver o futuro de uma forma mais positiva e otimista. O filme pode ser visto no
www.youtube.com/ulprojectsunlight

O Project Sunlight terá início em um hub online – www.projectsunlight.com – que reúne as histórias dos projetos sociais das marcas da Unilever ao redor do mundo, e mostra aos consumidores como eles podem se envolver com as várias atividades do projeto, e como elas podem ajudá-los a fazer pequenas mudanças em seu cotidiano, rumo a um estilo de vida mais sustentável. Alguns dos programas de marcas em destaque incluem Lifebuoy, que ajuda a proteger milhões de crianças na Ásia, África e América Latina da diarreia, que mata dois milhões de crianças antes dos cinco anos de idade a cada ano; Dove, que ajuda meninas em todo o mundo a melhorarem sua autoestima; Omo, Persil e Surf, cujos detergentes ajudam as famílias a reduzirem seus gastos domésticos e emissões de CO2; Comfort Concentrado 1 Enxágue, que ajuda famílias em países na Ásia que sofrem com a escassez de água a reduzirem o consumo deste recurso; e Lipton, Magnum e Knorr, cujos ingredientes cultivados sustentavelmente ajudam pequenos agricultores a cultivarem melhores safras e melhorarem suas condições de vida e trabalho.


O Project Sunlight foi baseado nos conhecimentos que a Unilever tem sobre os consumidores, incluindo uma nova pesquisa internacional encomendada pela companhia. Ela mostra que as crianças são a chave para motivar os adultos a adotarem estilos de vida mais sustentáveis, e uma poderosa influência para a mudança de hábitos dos pais. Nove em cada 10 pais dizem que o otimismo e o entusiasmo naturais das crianças os inspiram a fazer do mundo um lugar melhor, e sete em cada 10 pais dizem que sua maior motivação para quererem viver de um modo mais sustentável é o futuro de seus filhos. A pesquisa mostra que há momentos chave relacionados aos filhos, particularmente em torno do nascimento do primeiro filho, nos quais as pessoas estão mais abertas a mudanças em seus hábitos e estilos de vida.


"Escolhemos o nome Sunlight ("luz do Sol") como uma homenagem a nosso fundador, William Lever, cuja visão audaciosa há 130 anos de ‘tornar a limpeza parte do dia a dia’, com o sabão Sunlight, inspirou o propósito igualmente ambicioso da Unilever hoje: tornar a sustentabilidade parte do dia a dia. O termo Sunlight também transmite o senso de possibilidades e otimismo que caracteriza a abordagem da Unilever", completa Weed. "Acreditamos que grandes companhias como a nossa têm de ser parte da solução para os problemas que o mundo enfrenta. Adotar estilos de vida sustentáveis e encorajar as pessoas a usarem seu poder de compra para fazer escolhas que sejam boas para elas e boas para o mundo são fatores importantes para reduzir a desigualdade social e evitar as piores previsões das mudanças climáticas – para tornar a sustentabilidade parte do dia a dia".


Jay Aldous, chefe da Divisão de Parcerias do PAM, comenta: "com o apoio contínuo da Unilever, o Programa Alimentar Mundial está desempenhando um papel vital na proteção da próxima geração, oferecendo alimentos nutritivos para as mães grávidas ou mulheres em idade fértil e oferecendo o alimento adequado para o crescimento das crianças, para que elas possam realizar seu pleno potencial intelectual e físico. Para a próxima geração, o futuro sustentável é o único tipo de futuro que vale a pena viver".


Justin Forsyth, diretor executivo da Save the Children (global): "juntos, Save the Children e Unilever estão ajudando a salvar a vida das crianças através da melhoria do acesso aos cuidados da saúde, capacitando os profissionais de saúde e entregando programas de nutrição de alto impacto. Através do Project Sunlight, junto com o nosso trabalho inovador, continuamos a salvar vidas".


Tim Hunter, Vice-Diretor de Captação de Recursos do UNICEF, conclui: "o apoio da Unilever para programas de saneamento do UNICEF já realizou um impacto duradouro sobre as vidas de milhares de crianças, bem como o financiamento a partir desta nova iniciativa vai ajudar a atingir mais 500.000 crianças. Ao nos apoiar no fornecimento de instalações de lavagem das mãos e promovendo programas de lavagem das mãos do grupo através de 3.500 escolas na Índia, o Projeto irá ajudar essas crianças a ter um início de vida saudável."


Sobre a Unilever
Presente no Brasil há 84 anos, a Unilever é uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo. Fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes, a companhia tem operações em 190 países. Está presente em 100% dos lares brasileiros, e, ao longo de um ano, seus produtos atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios.

Todos os dias 2 bilhões de pessoas usam ao menos um produto da Unilever em algum lugar do mundo. São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidades e construindo marcas consagradas como Omo, Comfort, Fofo, Seda, Lux, Kibon, Hellmann’s, Arisco, Knorr, Becel, Maizena, AdeS, Dove, Axe, Close Up e Rexona, entre outras. Por ano, a Unilever lança cerca de 75 novos produtos e é líder de mercado em 10 das 13 categorias em que atua.

Para mais informações sobre a Unilever e suas marcas, acesse www.unilever.com ou WWW.unilever.com.br
 
 

Fonte: valorecologico.com