20 de dez. de 2013

Volkswagen vai reforçar ações em sustentabilidade







A Volkswagen tem adotado série de ações em sustentabilidade no Brasil, e dá agora um passo adiante nesse sentido, com o lançamento do conceito mundial Think Blue. Factory, que é um conjunto de iniciativas para melhorar a eficiência dos processos, com o objetivo de reduzir em 25% o consumo de água, o uso de energia elétrica e térmica, a geração de resíduos e as emissões de gás carbônico e solventes até 2018, em relação a esses indicadores em 2010.


A unidade Anchieta, em São Bernardo, que foi a primeira instalada pela montadora fora da Alemanha e completa hoje 54 anos, já tem registrado resultados expressivos em termos ambientais. Apenas nos últimos cinco anos, conseguiu economizar 401 mil MWh de energia elétrica, o que equivale ao abastecimento por um ano de cidade com cerca de 140 mil habitantes – praticamente uma São Caetano. No mesmo período, foi economizado 1,68 bilhão de litros de água, suficiente para encher 67 piscinas olímpicas.


O diretor da fábrica, Frank Sowade, reforça que há investimento contínuo em projetos sustentáveis, mas que agora haverá foco ainda maior nessas questões. Ele cita, entre as iniciativas já adotadas, o desligamento automático de lâmpadas nas ilhas de robôs da armação de veículos, com economia de 18 mil kWh por ano. Outra ação é a captação de gotículas de água que se condensam nos compressores e geram 24 mil litros coletados anualmente. "São ações pequenas, mas que propiciam eficiência cada vez maior", afirma.


CAMINHO - Para apresentar ações sustentáveis da companhia, a montadora iniciou recentemente o projeto Caminho da Sustentabilidade na Anchieta, em que leva visitantes na fábrica a trajeto em que divulga ações inovadoras, abrangendo desde seu processo produtivo a melhores práticas de conservação. Uma das ações foi a implantação de escritórios com forte utilização de luz natural, com a reorganização dos espaços.


MODERNIZAÇÃO - Inaugurada em novembro de 1959, a fábrica de São Bernardo, que hoje tem quadro de 13,6 mil funcionários, vem se modernizando ao longo do tempo. Como exemplo, a unidade, que é responsável pela produção do Novo Gol, Gol G4, Polo, Polo Sedan, Saveiro e Kombi, inaugurou neste ano linha de armação exclusiva para o Saveiro, com 152 robôs de última geração.

 
 
Fonte: valorecologico.com
 
 
 
 
 


 
 

0 comentários:

Postar um comentário