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31 de dez. de 2013

Bringing in 2014

 
 
 
 
Fireworks explode near the Harbor Bridge during New Year's celebrations in Sydney. As the city's spectacular celebration got under way, six people were rescued from a sinking boat on Sydney Harbor, The Sydney Morning Herald reported.
 
 
 
 
 
 
Fireworks light up the sky over St. Basil's Cathedral in Moscow's Red Square as Russians welcome the new year.
 
 
 
 
 
 
Fireworks are seen over Victoria Harbor in Hong Kong.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: CNN / cnn.com
 
 
 
 
 
 

Ação social da Bombril capacita mais de 300 empregadas domésticas

 
 
 
 
 
A Casa Bombril, projeto da marca de produtos de higiene e limpeza, concluiu um curso de capacitação para serviços domésticos, oferecido gratuitamente a mais de 300 mulheres. Uma das iniciativas da Casa Bombril, a ação é coordenada pelo Instituto Roberto Sampaio Ferreira (IRSF), setor de sustentabilidade da Bombril, que já formou mais de 1.500 pessoas desde sua fundação, em 2011, levando conhecimentos técnicos aos atendidos.
 
As ações de cidadania da empresa são encaradas como projetos de responsabilidade social, que também acabam por fortalecer a marca, seja no mercado, seja para a população. Para Alice Ferreira, presidente do conselho deliberativo do IRSF, a capacitação das mulheres é mais uma das maiores conquistas da Bombril. "Entregar conhecimento técnico de valor para uma classe tão importante e, além disso, oferecer a estas pessoas a possibilidade de desenvolver competências básicas é nossa missão. Promovemos o resgate e a valorização da autoestima, o autoconhecimento, bem como o desenvolvimento profissional. Tudo isso é a Casa Bombril", explica Alice.
 
Marcos Scaldelai, presidente da Bombril, acredita que a marca tem como dever sempre valorizar as mulheres. "A classe de empregadas domésticas precisava ter ao seu lado uma empresa do setor de higiene e limpeza que as valorizasse e as respeitasse. O resultado disso é uma doméstica que ganha mais, que contribui mais com a renda familiar, com a economia e com a sociedade; uma profissional que tem orgulho de ser quem é", ressalta Scaldelai.
 
A festa de formatura foi realizada, no dia 07/12, na Casa Bombril. Além das mulheres atendidas pelo projeto, dos representantes e do presidente da empresa, também estiveram presentes o apresentador Raul Gil e a cantora Ellen Caroline, ganhadora do programa "Mulheres que Brilham 2013", promovido pela própria marca de higiene e limpeza.
 
 
 
 
 
Fonte: ciclovivo.com.br
 
 
 
 
 
 

Longa vida à amizade

 
 
 
 
 
Ensaio retrata a relação de cumplicidade e amor entre um gato e uma velhinha no interior rural do Japão
 
Muitas amizades nascem por acaso. Em 2003, uma gata branca deu à luz filhotes no quintal de Misao Ihara, uma senhora de quase 80 anos dedicada à agricultura familiar em Chiba, no interior do Japão. Os olhos bicolores de um dos rebentos apaixonaram a senhora, que resolveu adotá-lo.

A partir daí, foram mais de dez anos de amizade inseparável. Chamado de Fukumaru - um jogo de palavras que pode significar "boa sorte" -, o gato branco não se separa um segundo de sua companheira. Onde quer que esteja Misao, lá vai Fukumaru, seja na hora de colher raízes e flores, seja deitado olhando nuvens e até na hora de dormir.

A fotógrafa Miyoko Ihara, neta de Misao, que já registrava há 14 anos o cotidiano de sua avó, resolveu fotografar a relação dela com Fukumaru. A dupla envelheceu junto. Hoje com 88 anos, Misao começou a perder a audição. Fukumaru, o gato, sempre foi surdo. Mas, segundo a fotógrafa, basta que se olhem nos olhos para que se comuniquem. "São uma família hoje", diz Miyoko.

O projeto rendeu o livro Misao the Big Mama and Fukumaru the Cat*, com mais de 70 mil cópias vendidas no mundo todo. O ensaio é um retrato de uma vida simples e da cumplicidade que pode existir entre dois seres.

 
 
Fonte: planetasustentavel.abril.com.br
 
 
 
 
 
 

Vendas de Natal foram as mais fracas dos últimos anos

 
 
 
 
 
Com crédito escasso e dólar e juros mais altos, comércio teve crescimento bem aquém das temporadas passadas; nas contas da Serasa, resultado de 2013 é o pior em 11 anos
 
 
O modelo de crescimento da economia baseado no consumo, que já veio dando sinais de enfraquecimento ao longo do ano, mostrou a sua cara no Natal, a principal data para o comércio.
 
Quatro levantamentos preliminares de vendas, todos de âmbito nacional, apontam para a mesma direção: este Natal teve a menor taxa de crescimento de vendas dos últimos anos, o que sinaliza um começo de ano morno para a indústria.
 
Nas contas da Serasa Experian, por exemplo, o acréscimo de vendas na semana do Natal foi de apenas 2,7%, a variação mais baixa em 11 anos. Até os shopping centers, que normalmente esbanjam otimismo, ficaram decepcionados.
 
Pesquisa da Associação de Lojistas de Shoppings (Alshop) indica que o faturamento do Natal deste ano empatou com o de 2012, considerando as mesmas lojas. Na prática, houve um acréscimo de receita de 5%, descontada a inflação, por causa da abertura de 16,5 mil novas lojas.
"Foi o pior Natal em cinco anos", afirmou o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun.
 
 
 
Vestuário. Os artigos de vestuário mostram o ânimo deste Natal. Todos os anos, esses são os itens preferidos pelo consumidores como presentes. Mas, neste ano, as lojas de artigos de vestuário, que predominam nos shoppings, registraram queda de 2% nas vendas em relação ao Natal de 2012, levando-se em conta as mesmas lojas.
 
"A volúpia de compras acabou. Há uma acomodação do consumo", observou o diretor de Relações Institucionais da Alshop, Luís Augusto Ildefonso da Silva. Segundo ele, a nova classe média, que puxou o consumo nos últimos anos, agora está fazendo apenas compras de reposição.
 
"Já imaginávamos que o Natal seria fraco, mas o resultado foi menor do que esperávamos", disse o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. Na avaliação dele, esse desempenho resultou da combinação de vários fatores desfavoráveis para o consumo: inflação alta, juros subindo, crédito mais apertado e endividamento excessivo. O resultado foi a perda de fôlego nas vendas. "O desempenho do Natal é mais uma evidência de que esse modelo de crescimento baseado no consumo não é sustentável, se não vier acompanhado do investimento."
 
Também para o economista da Boa Vista Serviços, Flávio Calife, um modelo só baseado no consumo não se sustenta. Mas ele pondera que o governo já começou a rever esses parâmetros. De toda forma, o desempenho de vendas da semana do Natal deste ano ficou abaixo do previsto, segundo a Boa Vista. A pesquisa feita pela empresa mostra um aumento de 2,5% no número de consultas em relação a igual período de 2012. No ano passado, o crescimento foi de 4,1% e os lojistas estavam esperando 3%. "Foi o pior crescimento", disse Calife.
 
O SPC Brasil também registrou a frustração dos lojistas que vendem a prazo. O acréscimo no número de consultas foi de 2,9% em relação a 2012 e a expectativa era crescer 5%. "O cenário econômico é desfavorável e os dados indicam que a inflação pesou no bolso dos consumidores. Os juros estão mais altos e a massa salarial já não cresce com tanto vigor, o que é fundamental para aquecer o consumo", diz Roque Pellizzaro Junior, presidente do SPC.
 
Tíquete. A maior cautela do consumidor para ir às compras apareceu no valor médio das compras. Segundo a Alshop, houve queda de 10% no tíquete em relação ao Natal de 2012. Nos shoppings populares, o gasto médio por compra variou entre R$ 35 e R$ 55. Já nos shoppings de classe média, o tíquete ficou entre R$ 75 e R$ 125.
 
Para o economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcel Solimeo, o desempenho do Natal não surpreendeu. "O comércio já vinha dando sinais de desaceleração, por causa da menor geração de emprego e renda e do crédito mais contido." Pesquisa da ACSP mostrou que, pela primeira vez, o principal destino da segunda parcela do 13.º salário seria a poupança. Na quinta-feira, 26, a entidade divulgou o índice de confiança do consumidor deste mês, com queda de 4 pontos, retornando ao nível de junho.
 
 
 
 
 
 
Fonte: economia.estadao.com.br