31 de dez. de 2013

Longa vida à amizade

 
 
 
 
 
Ensaio retrata a relação de cumplicidade e amor entre um gato e uma velhinha no interior rural do Japão
 
Muitas amizades nascem por acaso. Em 2003, uma gata branca deu à luz filhotes no quintal de Misao Ihara, uma senhora de quase 80 anos dedicada à agricultura familiar em Chiba, no interior do Japão. Os olhos bicolores de um dos rebentos apaixonaram a senhora, que resolveu adotá-lo.

A partir daí, foram mais de dez anos de amizade inseparável. Chamado de Fukumaru - um jogo de palavras que pode significar "boa sorte" -, o gato branco não se separa um segundo de sua companheira. Onde quer que esteja Misao, lá vai Fukumaru, seja na hora de colher raízes e flores, seja deitado olhando nuvens e até na hora de dormir.

A fotógrafa Miyoko Ihara, neta de Misao, que já registrava há 14 anos o cotidiano de sua avó, resolveu fotografar a relação dela com Fukumaru. A dupla envelheceu junto. Hoje com 88 anos, Misao começou a perder a audição. Fukumaru, o gato, sempre foi surdo. Mas, segundo a fotógrafa, basta que se olhem nos olhos para que se comuniquem. "São uma família hoje", diz Miyoko.

O projeto rendeu o livro Misao the Big Mama and Fukumaru the Cat*, com mais de 70 mil cópias vendidas no mundo todo. O ensaio é um retrato de uma vida simples e da cumplicidade que pode existir entre dois seres.

 
 
Fonte: planetasustentavel.abril.com.br
 
 
 
 
 
 

 

0 comentários:

Postar um comentário