2 de dez. de 2013

Estudo aponta 12 substâncias que envenam nosso cotidiano - Parte III

 
 
 
 
 
 
PESTICIDAS ORGANOFOSFORADOS

Organofosfatos são um dos pesticidas mais comumente utilizados na produção de frutas e vegetais. Estudos associam seu uso à redução na produção de testosterona e na interrupção do processo eletroquímico que os nervos utilizam para se comunicar uns com os outros e também com os músculos.
 
 
 
 
 
ÉTERES DE GLICOL

Éteres de glicol são solventes comuns em tintas, produtos de limpeza, cosméticos e fluidos de freios. Segundo a pesquisa do Environmental Working Group, ratos expostos a esses produtos químicos durante experimentos apresentaram redução dos testículos e da produção de espermatozoides. A União Europeia diz que alguns destes produtos químicos "podem prejudicar a fertilidade ou o feto".
 
 
 
 
 
VENENOS OCULTOS

Artigos comuns do dia-a-dia, como uma panela de teflon ou um simples copo de plástico descartável, podem conter substâncias em sua composição capazes não apenas de poluir o meio ambiente, mas de levar os hormônios do corpo humano à loucura. É o que aponta um estudo publicado pelo Environmental Working Group, entidade americana especializada em saúde ambiental.

No centro da pesquisa estão os chamados disruptores endócrinos, substâncias que agem como hormônios no sistema endócrino e causam alterações na função fisiológica, podendo, por exemplo, induzir ou inibir a produção de um certo hormônio. Confira os 12 dos piores desreguladores hormonais, segundo o estudo.
 
 
Fonte: planetasustentavel.abril.com.br
 
 

 

0 comentários:

Postar um comentário