24 de dez. de 2013

Menus vegetarianos melhoram desempenho escolar de crianças e adolescentes


 
 
 
 
 
Em Maio, o site Greensavers.sapo.pt publicou que a escola primária Active Learning Elementary School, do bairro nova-iorquino de Queens, tinha adotado uma dieta 100% vegetariana, servindo às crianças pratos que incluíam tofu e chili vegetariano, entre outros.
 
Agora, surgem os primeiros resultados desta experiência pioneira de vegetarianismo numa escola pública de Nova Iorque: após um semestre com a nova alimentação, o número de estudantes obesos ou acima do peso reduziu em 2%. Por outro lado, a escola registou uma redução no déficit de atenção e nas faltas e uma melhoria no comportamento e nas notas.
 
Quem diz é Bo Groff, diretor e co-fundador da escola, que ainda não conseguiu provar a relação entre os acontecimentos, mas tem a certeza que o tempo e a persistência confirmarão a sua tese.
 
 
 
 
 
A escola é frequentada por 400 crianças e tornou-se na primeira do país a oferecer um menu 100% vegetariano em todas as refeições. No início, a decisão da escola causou algum desconforto entre os jovens, mas a maioria das famílias aceitou a medida. As crianças continuaram a poder levar lanches à base de carne para a escola, mas 90% não o fez.
 
Para ajudar as crianças a decidirem o que é melhor para a sua alimentação, a escola dedica aulas de nutrição semanais ao tema. Os familiares também são bem-vindos aos workshops, que ensinam a preparar comida mais saudável em casa.
 
O objetivo é que as crianças peguem nestes ensinamentos e obriguem os pais a cumpri-los. Só por isso o projeto já pode ser considerado vencedor.
 
 
 
 
Fonte: Greensavers / ciclovivo
Imagem: SweetOnVeg / Creative Commons
 
 
 
 
 

 
 

0 comentários:

Postar um comentário