18 de dez. de 2013

Supermercado social, uma ideia legal

 
 
 
 

Um ótimo exemplo que o Velho Mundo nos ensina e que deveríamos copiar descaradamente: o Reino Unido acaba de inaugurar o primeiro supermercado social. Trata-se de uma loja que só comercializa produtos excedentes – preferencialmente alimentos e bebidas – com até 70% de desconto. Excedentes são aqueles produtos com embalagens danificadas ou rótulos errados, que não podem ir para as gôndolas dos supermercados "normais". Mas estão em condições seguras de consumo. É uma grande solução para reduzir drasticamente o desperdício e oferecer oportunidades para pessoas de baixa renda.
 
Em um planeta onde 1/3 dos alimentos vão para o lixo todos os anos, de acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), supermercados como esses deveriam multiplicar-se indefinidamente. Nos países industrializados é ainda pior, segundo a FAO: são 300 milhões de toneladas anuais de comida jogada no lixo que poderiam ser aproveitados.
 
Se tudo der certo o Community Shop, como é chamado o supermercado social britânico, terá novas lojas abertas em outras cidades da região. O estabelecimento é uma subsidiária da Company Shop, a maior rede de distribuição de excedentes alimentares do Reino Unido. Antes vendia esses produtos apenas para seus próprios funcionários.
 
Segundo o jornal britânico The Guardian, o Community Shop vai funcionar como uma espécie de associação. Dessa forma, estará restrito à população menos favorecida que depende de benefícios sociais do governo. Além de poder comprar alimentos saudáveis a preços muito mais baratos, os supermercados sociais também oferecerão programas de apoio social e financeiro. Seus clientes terão direito, inclusive, a aulas de educação orçamentária e de culinária.
 
Por enquanto, além da loja-piloto recém-inaugurada na comunidade de Goldthorpe – onde vivem muitas famílias de baixa renda – ao sul da cidade inglesa de Yorkshire, há supermercados sociais também na França, Áustria e Espanha. A ideia seria muito bem-vinda no Brasil, um país tão rico, mas que desperdiça tanta comida: por aqui, quase 40 mil toneladas de alimentos ainda aproveitáveis para consumo são jogadas no lixo diariamente.
 
 
Fonte: planetasustentavel.abril.com.br
Imagem – Creative Commons
 
 
 
 
 


 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário