15 de jan. de 2014

PROJETO VALE LUZ COSERN














O Vale Luz Cosern é um projeto de caráter socioambiental que troca resíduos sólidos recicláveis (latas de bebidas, papel, papelão, plásticos diversos e TretraPak) por descontos na conta de luz.

 
O projeto atua por meio de uma unidade móvel (o caminhão Vale Luz Cosern) que serve como ponto de coleta dos resíduos sólidos nas 10 comunidades de Natal contempladas nesta primeira etapa (Nossa Senhora da Apresentação, Felipe Camarão, Lagoa Azul, Potengi, Pajuçara, Planalto, Igapó, Alecrim, Quintas e Bom Pastor).

 
Além de disponibilizar desconto nas faturas de energia dos moradores de comunidades consideradas de baixa renda da capital, o projeto também estimula a coleta seletiva de resíduos sólidos e atua na geração de emprego e renda da associação de catadores parceira do projeto.

 
Para participar, o consumidor deve dirigir-se ao caminhão Vale Luz Cosern, que visita as comunidades contempladas quinzenalmente, levando os resíduos e apresentando a conta de energia sem débitos. O agente Vale Luz confirma na fatura de energia se o usuário é morador da comunidade contemplada, cadastra o consumidor para receber o cartão do Projeto, analisa e pesa o material e emite o valor da pesagem. O crédito referente ao peso do resíduo é enviado ao setor de faturamento da Cosern para lançamento do desconto na próxima fatura de energia do participante.

 
Após a pesagem, o material coletado é depositado em recipientes específicos e separado por tipo de resíduo. Em seguida, a coleta arrecadada é levada para a sede de uma das cooperativas parceiras, a Coocamar (Coperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Desenvolvimento Sustentável do RN) e a Natal Reciclagem, onde é prensada e encaminhada para a venda.

 
Os participantes deverm tomar alguns cuidados para a coleta do material. Os papéis e plásticos, por exemplo, não podem estar sujos ou molhados. As latas de alumínio devem estar sem areia, pedra ou materiais que comprometam a pesagem.






Fonte: cosern.com.br / Assessoria de Comunicação



















0 comentários:

Postar um comentário