26 de jul. de 2011

Os princípios da Carta da Terra

O IV Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, realizado em meados de 2011, baseou-se nos princípios da Carta da Terra.

O primeiro princípio, Respeitar e Cuidar da Comunidade da Vida, aborda o reconhecimento da responsabilidade compartilhada em relação à Terra e a nossos irmãos e irmãs na sociedade. O tema que orientou o Fórum neste ano, “O Futuro da Educação e a Educação do Futuro”, estava inteiramente relacionado à questão do respeito ao próximo, ao planeta e a nós mesmos. Medidas práticas para que todos possam agir de forma mais responsável social e ambientalmente foram discutidas ao longo do evento.
O segundo princípio, Integridade Ecológica, marca o respeito pela natureza e também a alegria e as ferramentas de sobrevivência que ela nos oferece, descompromissadamente. Para assegurar o funcionamento desse sistema, precisamos atuar de maneira plenamente responsável, em nome do bem-estar das gerações presentes e futuras. Todos os membros da sociedade precisam ensinar uns aos outros, especialmente aos mais jovens, como agir de forma sustentável.


O terceiro princípio da Carta da Terra, Justiça Social e Econômica, deve funcionar como a base de cada ação. Erradicar a pobreza, assegurar o desenvolvimento internacional em cada área da sociedade e da natureza, promover a igualdade e incentivar a educação adequada de todos os seres humanos – o compromisso com esses aspectos define os fortes alicerces sobre os quais deve ser construído o planeta do futuro.
O quarto princípio, Democracia, Não-Violência e Paz, representa questões centrais como igualdade educacional. No Fórum, diversas experiências e ideias foram discutidas na tentativa de encontrar soluções para as questões que envolvem a educação e as futuras gerações.
A Carta da Terra é capaz de promover grande impacto em nossas vidas, e acreditamos fortemente na relevância de seus princípios para toda a humanidade. Por esse motivo, as palestras e debates do Fórum foram integradas aos princípios apresentados, com o intuito de sistematizar o evento e garantir o sucesso e a eficiência das trocas de conhecimento. Os seres humanos encontram-se profundamente conectados entre si e com o imenso universo que nos cerca, e a Carta da Terra expressa essa relação de maneira simples e verdadeira, de modo que não haveria outro documento de maior credibilidade para servir como pedra fundamental do Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade.



0 comentários:

Postar um comentário