17 de dez. de 2013

Frango mais barato que no Natal de 2012; mas consumidor é pouco beneficiado

 
 
 
 
 
Campinas - SP, 17 de Dezembro de 2013 - Neste Natal o frango está mais barato. E devido não apenas à baixa dos custos – extorsivos há um ano – mas também porque a oferta atual é maior. E isto acontece não porque tenha havido aumento de produção (aliás, ela tende a ser menor que a do Natal de 2011) e, sim, porque os custos do ano passado tornaram proibitiva a criação, impondo ao setor forte retrocesso no volume produzido.

Em decorrência, na primeira quinzena de dezembro corrente os preços recebidos pelo criador nas granjas do interior paulista ficaram, em média, 15,3% menores que os de idêntico período de 2012; já o recuo no grande atacado da cidade de São Paulo (considerado, neste caso, o frango resfriado) ficou próximo de 12,5%.


Mas se houve retrocesso ao nível da produção, ele mal chegou ao consumidor. Pois a redução média observada no período sequer alcançou 1%.


É verdade que essa evolução se encontra aquém da inflação acumulada no período e, assim, tanto em valores nominais como reais o frango está mais barato que há um ano também para o consumidor. Porém, considerados os retrocessos de preços registrados no setor produtivo, os benefícios para o consumidor deveriam ser bem maiores.
 
 

Fonte: Avisite
 
 
 
 
 

 

0 comentários:

Postar um comentário