17 de dez. de 2013

Walmart inaugura loja com iluminação 100% LED







A cidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo, será a primeira do pais a receber um hipermercado totalmente iluminado por lâmpadas de LED. Inaugurada nesta terça-feira (17), a loja ecoeficiente economizará cerca de 27% de gastos com energia, além de reduzir cerca de 60% nos gastos com manutenção. Na loja, o LED está presente em todos os setores, inclusive dentro dos refrigeradores e freezers da área de venda.
 
A adoção do sistema LED faz parte de um programa global da empresa que visa o aumento da eficiência energética em suas unidades. Até 2015, serão 200 lojas com o sistema. A empresa tem como meta global a redução de 20% dos gastos com energia até 2020. Uma das estratégias será a substituição da tecnologia existente por opções mais eficientes, como por exemplo, adotar as lâmpadas de LED e também a opção de utilizar balcões refrigerados com portas.
 
"Desafiamos a nós mesmo a trazer um projeto inovador. Ganhamos não só na economia mas também no design. É um projeto que nos trouxe muito aprendizado e que vamos passar adiante para as próximas lojas", explica Marcio Panassol, diretor geral de compras indiretas do Walmart Brasil em entrevista ao site ciclovivo.com.br.
 
A adoção do sistema de iluminação de Indaiatuba foi responsável por um investimento 40% maior em relação à iluminação convencional de um hipermercado. O retorno do investimento esperado é de aproximadamente de quatro anos. "Devido a demanda global, a previsão é que já em 2014 o preço da iluminação de LED caia pela metade, quase se igualando ao valor das tecnologias convencionais", diz Panassol.
 
A Philips foi a responsável por todo o projeto de iluminação da loja e desenvolveu, juntamente com o Walmart, 13 tipos de luminárias, adaptadas para as necessidades do hipermercado. "A Philips acredita que o LED é a iluminação do futuro e apoiamos essa e outras tecnologias inovadoras", ressalta Wiliam Melo, representante da Philips.
 
Os custos com energia elétrica em uma loja representa 76% dos gastos, seguida por água (10%), diesel para gerador (9%) e gás (5%). Analisando apenas os gastos com energia elétrica, a refrigeração é responsável por 38% do total, ar condicionado com 34% e iluminação, 15%. "Ao adotar o sistema LED de iluminação em 100% da loja, o Walmart espera reduzir 190 mil Kwh em um ano no consumo de energia elétrica em iluminação no hipermercado de Indaiatuba em relação a uma loja com iluminação tradicional. Como as lâmpadas LED têm uma vida útil em média três vezes maior, vamos reduzir também o custo operacional de manutenção", afirma Bruno Vaz, diretor de projetos e design do Walmart Brasil.
 
 
Fonte: ciclovivo
 
 
 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário