13 de dez. de 2013

Maior vulcão da Terra é descoberto no Pacífico






 

 
Uma equipe internacional de cientistas confirmou que o maior vulcão da Terra está nas profundezas do Oceano Pacífico.
A boa notícia é que ele está extinto.
O vulcão gigantesco, chamado Tamu Massif, também é um dos maiores do Sistema Solar, comparável em tamanho aos vulcões encontrados em Marte.
Localizado a 1.600 km a leste do Japão, o Tamu Massif é a maior estrutura da cadeia de montanhas submarinas chamada Shatsky Rise.
Ele é baixo e largo, o que significa que seus fluxos de lava devem ter viajado longas distâncias em comparação com a maioria dos outros vulcões da Terra. O fundo do mar é pontilhado com milhares de vulcões submarinos, mas quase todos são pequenos e íngremes em comparação com o Tamu Massif.
O maior vulcão da Terra mede cerca de 310.000 km2 - para comparação, o Mauna Loa, no Havaí, o maior vulcão ativo da Terra, cobre uma área aproximada de 5,2 km2.
 
 
 
 
 
Até agora, ninguém havia conseguido comprovar se a formação era um vulcão único ou uma série de vulcões.
Mas esta pode não ser a palavra final sobre grandes vulcões terrestres.
"Pode haver vulcões maiores porque há grandes formações ígneas, tais como a Ontong Java Plateau, mas nós não sabemos se essas formações são um complexo de vulcões ou um vulcão único," alerta o Dr. William Sager, que coordenou a pesquisa.
O nome Tamu foi dado pelo Dr. Sager, formado pelas iniciais da sua universidade - Texas A&M University. Massif é um termo genérico usado para batizar várias estruturas montanhosas - significa maciço, ou massivo.
 
 
Fonte: inovacaotecnologica.com.br
 
 
 
 
 


 


 

 
 

0 comentários:

Postar um comentário