13 de dez. de 2013

Mudança do clima altera rapidamente paisagem do Ártico


 
 
 
 
 
"A mudança do clima está alterando a paisagem do Ártico mais rápido que em qualquer outro lugar do mundo," disse na sexta-feira (22/11) o secretário da defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, ao Fórum Internacional de Segurança em Halifax, Nova Escócia, no Canadá.
 
O secretário falava sobre a nova estratégia do Pentágono para a região, destacando que os militares de seu país devem aumentar o treino das tropas para baixas temperaturas e encorajar a cooperação regional, com a abertura de novas rotas marinhas como consequência do aquecimento.
 
Segundo ele, as medidas são necessárias para responder ao derretimento do gelo ártico. Funcionários do Departamento de Defesa não anunciaram quaisquer novos gastos na região, mas disseram que o Pentágono continuaria a avaliar nossos sistemas de armamentos que pudessem ser necessários.
 
Alguns analistas políticos dizem que o Pentágono está se movimentando muito lentamente e não conseguindo determinar que recursos militares devotar ao Ártico, em meio ao crescente interesse na área mostrado pela Rússia e outros países.
 
Hagel afirmou que a mudança do clima não estava hoje causando diretamente conflitos, mas que reforça a instabilidade global.
Em coletiva para a imprensa, em Washington, antes do discurso de Hagel, militares disseram que haveria provavelmente uma ameaça militar de baixo nível vinda do Ártico nos próximos anos. Mas mesmo na ausência de uma ameaça direta, afirmaram eles, a crescente atividade e a prospecção de novos recursos energéticos podem exigir uma presença militar maior no futuro, informa o Wall Street Journal.
 
 
Fonte: planetasustentavel.abril.com.br
 
 
 
 
 

 
 

0 comentários:

Postar um comentário