22 de dez. de 2013

Postos Ecoeficientes da Ipiranga são expandidos e atraem atenção internacional

 
 
 
 
 
 
A Ipiranga atraiu a atenção da Boston University School of Management, nos Estados Unidos, e se transformou em objeto de estudo por conta da sua iniciativa sustentável. O Posto Ecoeficiente da rede adota o conceito de preservação ambiental. A prioridade é a utilização de materiais e recursos naturais de maneira mais consciente e eficiente.
 
Atualmente com 750 unidades em todo o país, os postos Ecoeficientes fazem a gestão de energia, água, resíduos e materiais, utilizados desde a construção até a fase de operação. "A Ipiranga possui o compromisso com o futuro de apresentar um produto que traz um benefício para o meio ambiente", informou Fabiano Dagfal, Coordenador de Desenvolvimento, Engenharia e Arquitetura da Ipiranga.
 
Conheça melhor cada processo realizado no Posto Ecoeficiente:
Gestão da Água: os itens que promovem redução no consumo de água englobam coleta da água da chuva, reuso de água da lavagem de veículos, instalação de sistema de fechamento automático em torneiras e chuveiros e diminuição de consumo de água nas descargas dos vasos sanitários.
 
Iluminação: foram desenvolvidas soluções para um melhor aproveitamento da luz natural, integrando-a com a artificial, empregando reatores, lâmpadas e luminárias mais eficientes, além da instalação de sensor de presença para evitar o desperdício de energia.
 
Condicionamento de ar: um conjunto de ações contribuiu para reduzir a carga térmica do ar condicionado e ainda melhorar a qualidade dos ambientes. Foram incorporados à edificação elementos sombreadores; vidro especial; e isolamento térmico para otimizar o desempenho do ar condicionado.
 
Gestão de Materiais e Métodos Construtivos: utiliza-se o Sistema Light Steel Framing na edificação, que é modular, com estrutura em aço 100% reciclável, gerando bem menos resíduo. Para a cobertura da pista de abastecimento, utiliza-se um sistema de camada única, onde a telha metálica faz também o papel do forro, totalmente aparafusado, sem uso de solda. Utilizam-se também materiais que impactam menos o meio ambiente em sua produção, aplicação e descarte, como tinta a base de água e madeira certificada.
 
Gestão de Resíduos: dar o destino correto ao lixo que for gerado tanto na construção quanto na operação, via coleta seletiva.
 
 
Mais curiosidades:
Em relação à construção convencional da edificação do posto, o uso de concreto é 80% menor.
 
A redução de tempo na obra de um Posto Ecoeficiente Ipiranga em relação a uma obra convencional é de 50%.
 
A redução de resíduos gerados é de 40% em relação a uma obra convencional.
 
A água da chuva é tratada e aproveitada em descargas sanitárias, rega de jardins e lavagem de para-brisas. Esse sistema é capaz de reduzir o consumo de água em até 30%. Há um sistema de reuso de água da lavagem que reduz o consumo em aproximadamente 70%. A combinação entre os dois sistemas pode até zerar o consumo de água com lavagem.
 
 
Fonte: ideiasustentavel.com.br
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário