26 de dez. de 2013

VAREJO DEVE SE PREPARAR PARA RECEBER LEI DE LOGÍSTICA REVERSA






O varejo é um dos principais responsáveis por conscientizar os consumidores a descartar corretamente os resíduos sólidos. Ele é o intermediário entre o fabricante e o cliente final, que são os maiores consumidores de embalagens, latas, alumínio, plástico e lixo em geral.
 
Porém, na prática, são poucos os varejistas que exercem essa função consciente de sustentabilidade. Para incentivar esse trabalho, a Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos, vai se tornar obrigatória aos varejistas. Mas será que eles estão preparados para recebê-la?


Se tratando de uma lei que ficou guardada por duas décadas na gaveta, ela institui uma série de medidas para garantir o tratamento ambiental correto do lixo em todo o Brasil e impõe ao poder público, por exemplo, a substituição dos lixões para aterros sanitários, locais preparados para evitar a contaminação do solo e dos lençóis freáticos.
 
Além disso, a regulamentação impõe aos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes o sistema de Logística Reversa, pelo qual os clientes podem levar de volta às suas origens, embalagens e materiais inutilizáveis após sua venda e consumo.


Na visão do advogado Flávio Menezes - sócio do escritório Menezes Advocacia, os supermercados brasileiros ainda não estão preparados para assumir essa responsabilidade, mas com a chegada da lei, esse cenário vai obrigatoriamente mudar. Será o começo de uma politização dos varejistas. E como ela incentiva a diminuição dos resíduos gerados, cabe a eles também discutir com os fabricantes os métodos mais eficazes de como utilizar menos matéria prima na produção de suas embalagens.
 
A regra vale para embalagens de plástico, metal e vidro, baterias, pilhas, eletroeletrônicos e componentes, pneus, lâmpadas, agrotóxicos e óleos lubrificantes.


Um exemplo de varejista que já trabalha com esse perfil é a rede de supermercados Walmart. Alguns itens de marca própria são produzidos com menos material nas embalagens. Como é o caso do achocolatado Bompreço, cuja redução é de 30%. O Pão de Açúcar também se antecipou e realizam ações onde incentivam os clientes a fazer reciclagem antes mesmo de consumir. Cerca de 65 lojas possuem caixas verdes nos quais os clientes podem descartar o excesso de embalagem logo após a compra. Com a ação, a empresa já transportou para as estações de reciclagem mais de um milhão de embalagens.
 
 
 
 
 
 
Fonte: Portal Gironews / gironews.com









 
 

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