1 de dez. de 2013

Estudo aponta 12 substâncias que envenenam o cotidiano - Parte II



 
 
 
 
CHUMBO

Material químico chave para a criação de baterias de carro ( ¾ de sua produção anual é destinada à indústria automotiva), o chumbo é frequentemente liberado no meio ambiente através de processos de reciclagem informais, sem controle de segurança ambiental, e também pela atividade de mineração. As principais formas de contaminação se dão pela ingestão de alimentos ou água contaminados e por inalação de partículas de poeira da substância. Os efeitos da exposição ao chumbo são devastadores e incluem danos neurológicos, redução de QI, anemia, distúrbios nervosos, perda de controlo muscular e, em graus elevados, até a morte.
 
 
 
 
 
ARSÊNICO

Em seu estado elementar, o arsênico é um material cinza sólido, frequentemente encontrado no meio ambiente combinado com outros elementos. Seus compostos geralmente formam um pó branco ou incolor que não tem cheiro ou sabor, o que dificulta identificação do tóxico em alimentos, na água ou na atmosfera. O arsênio é largamente empregado em processos de fundição de metais e na conservação de madeira. Quando aquecido, é liberado no ar como poeira, e pode ser inalado pelos trabalhadores. Ele pode interferir no funcionamento normal do sistema hormonal glicocorticóide que regula como os nossos corpos processam açúcares e carboidratos.
 
 
 
 
 
MERCÚRIO

Usado em centenas de aplicações, da produção de gás cloro e soda cáustica à composição de amálgamas dentárias e baterias, o mercúrio assume sua forma mais ameaçadora à saúde humana durante o garimpo de ouro e pela queima de carvão, que libera a substância no mar. Neurotoxina potente, o mercúrio pode causar danos irreversíveis ao cérebro. Entre os sintomas da contaminação estão dormência em braços e pernas, visão nebulosa, letargia e irritabilidade, problemas renais e intoxicações pulmonares, além de prejudicar o desenvolvimento fetal.
 
 
 
 
 
 
PRODUTOS QUÍMICOS PERFLUORADOS (PFC)

Outro composto tóxico comumente utilizado em uma série de produtos é o PFC, sigla de produtos químicos perfluorados. Usados para fabricar artigos como panelas não aderentes (de teflon), tecidos, tapetes, revestimentos de papel e de cosméticos, eles podem causar.
 
 
Fonte: planetasustentavel.abril.com.br
 
 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário