8 de dez. de 2013

Como Funciona o Filtro Purificador de água






Existem diversos tipos de aparelhos purificadores de água, com várias funções diferentes. Antes de instalar o aparelho purificador, é importante saber se a residência ou estabelecimento está conectado à rede municipal de abastecimento de água. A água de poços artesianos ou de origem desconhecida pode estar contaminada, enquanto a água tratada tem a sua qualidade monitorada constantemente e está dentro dos padrões considerados aceitáveis para consumo humano, padrões esses definidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Desta forma, garante-se um duplo padrão de qualidade: da empresa responsável pelo tratamento da água e do aparelho purificador.
Um sistema completo de purificação da água deverá ser capaz de realizar mais de uma etapa de filtragem, garantindo uma água de excelente qualidade para o consumo, sem gosto ou odor. Um filtro com sistema de purificação avançado deve ter as seguintes funções:
- Retirada de sólidos suspensos - como argila, areia, algas e outras impurezas;
- Retenção de contaminantes microbiológicos: bactérias, vírus, cistos;
- Retenção de elementos químicos como o cloro e a geosmina, removendo sabores e odores.
É importante que o consumidor verifique se o aparelho purificador tem a sua qualidade reconhecida por selos nacionais (Inmetro) ou internacionais que atestem o bom funcionamento e eficácia. Também é importante manter a caixa d'água sempre limpa.
Para participar da Iniciativa Água na Jarra o restaurante ou estabelecimento se compromete a utilizar aparelhos purificadores de água com qualidade certificada. Outro ponto importante é seguir as instruções de manutenção do aparelho, de modo que o elemento filtrante seja trocado com a periodicidade recomendada pelo fabricante.
Atenção: A certificação de filtros e purificadores de água pelo Inmetro é compulsória (obrigatória) e são avaliados os seguintes quesitos, classificados por grau de eficiência:
- Eficiência de retenção de partículas
- Eficiência de redução de cloro livre
- Eficiência bacteriológica
Ao adquirir seu aparelho não deixe de verificar se ele possui o selo do Inmetro e qual a sua classificação nos quesitos avaliados. Dê preferência àqueles aparelhos que estejam classificados como Classe I (nos quesitos retenção de partículas e redução de cloro livre). Para maiores informações acesse o site do inmetro: http://www.inmetro.gov.br
 
 
Fonte: aguanajarra.com.br
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 

1 comentários:

  1. fabricante purificador de água www.home-waters.net water@home-waters.net

    ResponderExcluir