8 de dez. de 2013

Petróleo na Antiguidade







A palavra "petróleo" provem do latim "petra! e "oleum", que em português significa "pedra de óleo". A substância do petróleo preenche os espaços entre os grãos de areia na rocha e em cavidades no subsolo.
O uso do petróleo iniciou 4000 antes de Cristo, sendo batizado por vários nomes: nafta da Pérsia, óleo de são Quirino, betume, entre outros. Sacerdotes hebreus usavam o petróleo para acender fogueiras; era utilizado para embalsamar corpos, impermeabilizar construção e palácios, construir embarcações e para incendiar lanças de guerra.
Segundo relatos históricos, povos mais antigos da Mesopotâmia, Egito, Pérsia e Judéia dominavam o uso do petróleo que já era conhecido por aflorar na região do Oriente Médio. Segundo os cientistas evolucionistas seriam necessários 100 milhões de anos para que o petróleo se formasse na natureza, sendo uma substância de origem orgânica.
Os criacionistas debatem tal ideia, pois para eles o petróleo pode se formar num período mais curto. A "Argonne National Laboratories" comprovou que o carvão pode ser formado em 36 segundos, em condições naturais no meio ambiente.
O carvão surgiria de um pedaço de madeira e barro alcalino enterrados numa profundidade sem oxigênio a 150 °C. Em interpretações bíblicas, Noé teria utilizado betume (petróleo) na construção de sua arca. O petróleo consolidou-se como combustível moderno e gerador de matéria-prima com a invenção e fortalecimento das fábricas automotivas e da indústria de bens de consumo.
 
 
Fonte: infoescola.com
 
 
 
 
 


 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário